Sobre André Vilaron
Fotógrafo, curador, editor e gestor público federal. Graduado em Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem pós-graduações em Fotografia como Instrumento de Pesquisa das Ciências Sociais, pela Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro; em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e em Gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/ Brasília.
Bolsista da Fundação Guggenheim – John Simon Guggenheim Memorial Foundation – Nova York, na área de Creative Arts – Photograph (2002-2003).
Sócio-diretor da galeria Câmara Clara, no Rio de Janeiro, especializada em Fotografia (1999-2003).
Professor da escola de Fotografia Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro (2002-2004).
Pesquisador associado – linha de pesquisa Imagem e Representações, do Centro de Estudos Afro-Asiáticos/ Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro 2001-2003).
Trabalhou em veículos de imprensa como jornal Folha de São Paulo e revista Manchete (Bloch Editores) e em agências como o centro de documentação Imagens da Terra. Tem trabalhos publicados em jornais como Miami Herald, Chicago Tribune, San Francisco Chronicle, The Christian Science Monitor (Estados Unidos), Jornal do Brasil (Rio de Janeiro) e jornal O Povo (Ceará) e revistas como Hela Jorden (Suécia), Veja, Caros Amigos, Show Bizz, Photo (França) e Extra Camara (Venezuela).
Desde 1993 participa de diversas exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Em 1994 realizou pela Funarte e Fundação Cultural Palmares sua primeira exposição individual, Kalunga, com textos de apresentação de Nei Lopes e Walter Firmo, no Palácio Capanema, Rio de Janeiro.
Em 1998 recebeu Menção Especial no Prêmio Nacional de Fotografia, da Funarte.
Em 2004, recebeu o prêmio de Melhor Portfólio no Encuentros Abiertos – Festival de La Luz– Festival Internacional de Fotografia da Argentina, tendo como premiação a publicação Ediciones Larivière Descubrimientos 2004 e exposição no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires (2006), com curadoria de Juan Travnik.
Em Brasília desde 2004, atuou em diversos órgãos e funções no governo federal. Foi coordenador de publicações da Coordenação de Divulgação (Divulg) do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty (2004-2007); assessor da Presidência da Embratur (2012-2013); integrou a equipe da Comissão Nacional da Verdade (CNV), sendo membro do Comitê de relatoria do Relatório Final da CNV; foi chefe da área de publicações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e editor da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, entre outros.
Pelo Itamaraty, foi o curador da exposição Amrik – presença árabe na América do Sul, inaugurada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília, em 2005, e que itinerou para diversos países, tendo sido exibida, entre outros, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, na Casa da America, em Madri, no Museu Robert Mawad, em Beirute, no Líbano, no Palácio da Cultura, em Argel, e no Palácio La Moneda, em Santiago, Chile.
Em 2017, foi um dos artistas selecionados do I Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea, no Distrito Federal. Neste ano, foi consultor do projeto Postcards from Brazil, cicatrizes da paisagem, de Gilvan Barreto, vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger na categoria Inovação e Experimentação na Fotografia.
Entre maio de 2018 e janeiro de 2021 foi Chefe da Divisão de Publicações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e editor da Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Em 2019, foi selecionado para participar da Maratona de Edição, na 5ª. edição do Fórum Latino-Americano de Fotografia, Itaú Cultural, São Paulo.
Em 2020, foi júri da Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga.
Em 2021, seu projeto de fotolivro Bàbá Lejúgbè, com projeto gráfico de Laila Santanna, recebeu destaque no prêmio Foto em Pauta.
Em 2023, lançará o livro de fotografia O Quadrilátero (no prelo), projeto selecionado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC).
Trabalhos publicados e citações em publicações
2023 » O Quadrilátero (no prelo), edição do autor/ Projeto do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF)
2018 a 2019 » Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 37, 38, 39 e 40. Brasília : Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), 2018 e 2019.
2017 » 1°. Prêmio Vera Brant de arte contemporânea. Brasília : Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).
2009 » Palácio Itamaraty. Brasília : Ministério das Relações Exteriores (MRE).
2006 » Igrejas históricas de Salvador, Ministério das Relações Exteriores, Brasília
2006 » » Descubrimientos 2004 – Festival de da Luz. Buenos Aires: Ediciones Larivière.
2005 » Mapas abiertos: fotografia latinoamericana (1991 – 2002), Alejandro Castellote (org), Barcelona : Lunwerg Editores.
2005 » Amrik – Presença Árabe na América do Sul. Brasília : Ministério das Relações Exteriores (MRE).
2004 » Fotografía no Brasil: Um Olhar das Origens Ao Contemporâneo / Angela Magalhães, Nadja Fonsêca Peregrino. Rio de Janeiro : Fundação Naciona das Artes (Funarte)
2003 » Fotografía Brasileira Contemporánea – um arte sin frontera revista Extra Cámara n. 21. 2003. Caracas, Venezuela : Centro Nacional de la Fotografia (Conac).
2000 » Negro de Corpo e Alma – preto em corpo e alma – Mostra do Redescobrimento. São Paulo : Fundação Bienal de São Paulo.
1997 » Diálogo com o tempo (ensaio). Revista Caros Amigos, ano 1, n.6, São Paulo.
1997 » O Quilombo Kalunga In: Negro brasileiro negro. Joel Rufino dos Santos (org.), Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 25. Rio de Janeiro : Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
1995 » Folha Imagem. São Paulo : Folha de São Paulo.
Coleções
Possui trabalhos em coleções como Museu AfroBrasil (São Paulo); Fundação Cultural da Fotografia de Curitiba; Museu da República (Rio de Janeiro); Fundação Cultural Palmares (Brasília); e coleção Joaquim Paiva de Fotografia Contemporânea – Museu de Arte Moderna (MAM, Rio de Janeiro).
Exposições
2022 » Histórias Brasileiras, Museu de Arte de São paulo (Masp), São paulo (coletiva)
2016 » I Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea, Palácio do Buriti, Brasília (coletiva)
2015 » Nave Laboratório Criativo – galeria DeCurators, Brasília (coletiva)
2015 » Casa Arte Foto – Cine Brasília, Brasília (coletiva)
2015 » JF Foto 15 –Festival de Fotografia de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG (coletiva)
2014 » Corpo-imagem dos terreiros, Caixa Cultural, Brasília (coletiva)
2011-2012 » Equivalentes a Bergson, galeria Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro e 7º. Paraty em Foco festival Off, Paraty – RJ (coletiva)
2012 » O Brasil passa pelo Sesc, X Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), Paraty – RJ (coletiva)
2007 » São os Jorges, Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Rio de Janeiro (coletiva)
2005 » Lo que Usted vea aquí, lo que oiga aquí, déjelo aquí, Galeria de Fotografia da Universidade Federal Fluminense, Niterói – RJ (individual)
2006 » Descubrimientos 2004 – Centro Cultural Recoleta, XIV Encuentros Abiertos de Fotografia, Buenos Aires (coletiva)
2005 » Amrik – Presença Árabe na América do Sul – Presença Árabe na América do Sul, curador e fotógrafo, Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília – DF, Brasil e itinerância: Centro Cultural Metropolitano, Quito, Equador (2005); Biblioteca Virgilio Barco, Bogota, Colômbia (2005); Sede da ONU, Nova Iorque, EUA (2005); Palais de laCulture, Argel, Argélia (2006), Casa de América, Madrid, Espanha (2006); Emir Taz Palace, Cairo, Egito (2006); Palácio de La Moneda, Santiago, Chile (2006); Robert Moawad Museum, Beirute, Líbano (2007) (curador)
2003 » Por trás de todas as coisas, Centro Cultural dos Correios, FotoRio – Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (individual)
2003 » JUANNIO, Museo de Arte Moderno, Cidade da Guatemala, Guatemala (exposição coletiva)
2002 » Visões e Alumbramentos – Fotografia Contemporânea Brasileira na Coleção Paiva Joaquim, Parque do Ibirapuera, São Paulo (exposição coletiva)
2002 » Africanidades Brasileiras e Cubanas, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo (exposição coletiva)
2001 » Negro de corpo e alma, Casa França Brasil, Rio de Janeiro (exposição coletiva)
2000 » Mostra do Redescobrimento – Brasil + 500, Parque do Ibirapuera, São Paulo (coletiva)
1998 » Amazon Expo, Amazon Week, Mezanino One World Trade Center, New York, EUA (coletiva)
1996 » Um Ventura Republicana, Museu da República, Rio de Janeiro (exposição coletiva)
1995 » Kalunga, Capanema Palace, Fundação Cultural Palmares / Funarte – Fundação Nacional de Artes, Rio de Janeiro (exposição individual)
.